Professores: InPaSex | E-mail: sexologia@inpasex.com.br

Objetivo

O Curso de Pós-Graduação em Sexualidade e desenvolvimento atípico, tem como objetivo fundamentar discussões sobre o tema, com base em estudos e pesquisas que acolham a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos específicos relativos à sexualidade humana.

O eixo central deste curso é a informação e disseminação de conteúdos científicos sobre a sexualidade e o desenvolvimento atípico e deficiências numa postura educadora e facilitadora para o trabalho das várias áreas que se dedicam ao tema.

Para tanto compreenderemos e discutiremos o desenvolvimento atípico, suas máximas potencialidades e :diversidades.

Atentar-nos-emos para mudanças de aspectos socioculturais, educacionais, biológicos e relacionais que verdadeiramente interferem e modificam a compreensão de relacionamento de casal, expressão e manifestação levando em conta as mais distintas interfaces com a sociologia, filosofia, antropologia e comportamento humano.

Público Alvo:  Todas as áreas do conhecimento conhecidas como cursos de graduação.  Reconhecidos pelo MEC.

Duração: 12 Meses – 360 horas

Modalidades:  EaD Ao Vivo e Simultâneo)

Investimento

Matrícula até dia 1 de dezembro de 2020 – valor R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

A partir de 2 de dezembro de 2020 – matrícula R$500,00 (quinhentos reais).

Mensalidades a partir de janeiro de 2021 = 12x R$ 500,00 (quinhentos reais) a serem pagos até dia 05 de cada mês com desconto.

Após o vencimento valor da mensalidade R$700,00 ( setecentos reais), sem desconto.

INÍCIO – 19 e 30 de Março de 2021.

Pagamentos realizados não serão devolvidos

  • Descrição do curso

    Tipo: Especialização Lato Sensu

    • Destinado a profissionais que comprovem ensino superior de graduação.
    • Turmas online – EaD.
    • Acesso obrigatório do aluno à plataforma:
      • Leituras e exercícios a serem feitos por disciplina.
      •  Metodologia da Pesquisa Científica: 120 h ministradas no AVA.
      •  Somente orientação online.
  • Formas de avaliação

      • O(a) inscrito(a) terá questões de múltipla escolha, preparada pelo professor em cada encontro, para serem aplicadas e respondidas a cada trimestre.
      • Caso o(a) aluno(a) não consiga fazer a prova nas datas pré-definidas o agendamento da Prova Substitutiva é efetuado pelo coordenador do curso de acordo com o calendário previamente definido, respeitando a data final do curso. A elaboração da Prova Substitutiva é de responsabilidade do coordenador de pós-graduação. · A Prova Substitutiva terá o valor de 10% da mensalidade vigente (cada) e 1 (uma) hora de duração. · Caso o(a) aluno(a) não atinja a nota final igual ou superior a 7.0 (provas e resenhas) poderá se submeter ao exame. · O Exame não tem custo adicional e será submetido na mesma data da última prova substitutiva, em horários diferentes, com 2 (duas) horas de duração.

     

    Critérios das Avaliações

    Será baseada em 4 condições, sendo:

    • 4 avaliações trimestrais equivalentes a 10 pontos cada;
    • 8 Resenhas entregues e aprovadas com peso 1.25 cada;
    • Nota do TCC acima de 7.0;
    • Frequência de no mínimo 75%.

     

    Para aprovação de nota do curso serão adotados os seguintes critérios:

    • Soma-se as notas das 4 provas e divide por 4.

    (P1+P2+P3+P4 = PT:4 = média P).

    • Soma-se a entrega de todas as resenhas.

    (R1+R2+R3+R4+R5+R6+R7+R8 = RT).

    • Por fim soma-se o resultado das provas, com o valor alcançado nas resenhas e divide por 2.

    (Média P + RT) / 2 = média alcançada.

  • Como acontecerá o curso

    • Divisão didática por disciplina.
      · Não será um curso modular.
      · As disciplinas conversam entre si e não seguem a ordem modular.
      · As aulas são transmitidas ao vivo e não ficarão disponíveis após serem ministradas·
    • Só receberá certificado ao atingir média final igual ou superior a 7.0 (sete).
      · Aproveitamento de 75% das disciplinas com entrega de Monografia – TCC.
      · Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma, em nenhuma das modalidades do curso.
  • Conectividade

    • Sua internet é sua responsabilidade.
    • · Sua tecnologia para acesso as aulas online são de sua responsabilidade.
    • · Se houver falta de sinal, em função de tempestades ou outras alterações climáticas (na sede), as aulas ficarão disponíveis por 48 horas após seu encerramento.
    • · Não haverá venda de módulos separados.
    • · Não será feita a devolução de qualquer valor pago, em caso de desistência do curso.
    • · Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma, em nenhuma das modalidades do curso.
  • Matricula

    Atenção: 

     

    Documentos Obrigatórios

    • Contrato Assinado – baixe e imprima aqui.
      · 2 fotos 3×4 atual;
      · CPF e RG (cópia autenticada);
      · Título Eleitoral (cópia autenticada);
      · Comprovante de residência;
      · Certidão de nascimento ou casamento atualizada (cópia autenticada);
      · Diploma de graduação ou certidão de colação de grau (cópia autenticada);
      · Currículo profissional atualizado.
      · Cópia assinada do Contrato.

    Enviar os documentos para:

    InPaSex – Instituto Paulista de Sexualidade
    Rua Melo Palheta, nº 168, Água Branca
    São Paulo – SP – CEP: 05002-030

  • Cronograma - Transmissão de Aulas - EaD

    Observações:
    ¹ Todos os encontros transmitidos ao vivo apenas na modalidade EaD.
    ² Não serão disponibilizadas as aulas, além dos dias e horários estabelecidos no cronograma.

     

    Data Tema
    Sexta-feira
    19/03/2021
    Pessoas com desenvolvimento atípico e deficiências : conceitos
    Sábado
    20/03/2021
    Pessoas com desenvolvimento atípico. Prevalência populacional, relevância e barreiras;
    Sexta-feira
    16/04/2021
    Educação sexual e TEA;
    Sábado
    17/04/2021
    Educação sexual e deficiências..
    Sexta-feira
    28/05/2021
    Sexualidade na adolescência
    Sábado
    29/05/2021
    Sexualidade na vida adulta
    Sexta-feira
    18/06/2021
    A comportamento social no TEA e deficiências para sexualidade
    Sábado
    19/06/2021
    Questões de gênero
    Sexta-feira
    16/07/2021
    Cognição social e comportamento sexual;
    Sábado
    17/07/2021
    Metodologia de Pesquisa Científica
    Sexta-feira
    27/08/2021
    Protocolos comportamentais e sexualidade,
    Sábado
    28/08/2021
    Protocolos comportamentais e sexualidade,
    Sexta-feira
    17/09/2021
    Produzindo planejamento de Intervenção;
    Sábado
    18/09/2021
    Produzindo planejamento de Intervenção;
    Sexta-feira
    15/10/2021
    Estratégias de ensino
    Sábado
    16/10/2021
    Estratégias de ensino
    Sexta-feira
    26/1/2021
    Prevenção para comportamento de risco e prevenção para o abuso sexual;
    Sábado
    27/11/2021
    Prevenção para comportamento de risco e prevenção para o abuso sexual;
    Sexta-feira
    03/12/2021
    Tipos de abusos e violências
    Sábado
    04/12/2021
    Ensinando pais a lidar com a sexualidade
    Sexta-feira
    07/01/2022
    Ensinando professores sobre a sexualidade
    Sábado
    08/01/2022
    Acolhendo a comunidade que trabalha com desenvolvimento atípico
    Sexta-feira
    04/02/2022
    09h00 – 10h30 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

    10:30 – 12h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

    12h00 – 13h30 Horário disponível para almoço

    13h30 – 15h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

    15h00 – 16h30 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

    16h30 – 18h00 Orientação de Monografia de Conclusão de Curso

    Sábado
    05/03/2022
    09h00 – 10h30 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

    10:30 – 12h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

    12h00 – 13h30 Horário disponível para almoço

    13h30 – 15h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

    15h00 – 16h00 TCC – Apresentação de Monografia de Conclusão de Curso

    16h00 – 18h00 TCC – Avaliação Final e TCC

  • Regras gerais

    CUIDE BEM DA SUA CONEXÃO COM A INTERNET.

     

    — O desenvolvimento de cada uma das aulas do curso se dará de acordo com os procedimentos escolhidos pelo corpo docente, de modo a garantir: o cumprimento da carga horária da mesma; o esclarecimento do contrato didático; e a escolha de atividades compatíveis com os objetivos e os conteúdos da disciplina e que, também, promovam a efetiva aprendizagem do aluno.

    — Os professores poderão adotar aulas expositivas, demonstrações, dinâmicas de grupo, atividades para realizarem individualmente ou em grupo, em sala de aula em outros espaços, etc.

    — Considerando, ainda, que grande parte das turmas já atuam no mercado de trabalho, a possibilidade de desafiá-los a solucionarem casos reais ou simulados mostra-se motivadora, pois além de exigir a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina permite que vivenciem situações semelhantes às que enfrentarão futuramente.

    — Para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia, o aluno cursará a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, pela qual se instrumentará para a elaboração do seu projeto de pesquisa, teórica ou de campo, da sua execução e da apresentação dos resultados na forma de um artigo científico. Este deve atender as normas do Manual de TCC do seu curso. Durante o desenvolvimento deste trabalho, contará com o acompanhamento de um professor orientador.

    — Todas as disciplinas e o TCC são ofertados dentro do período de vigência do curso (data início e data final), sendo reservado os 2 (dois) últimos meses para a elaboração do TCC.

    — Avaliação do desempenho do aluno compete à professora de cada disciplina definir e comunicar aos alunos no início da mesma, quais serão os instrumentos e critérios de avaliação que adotará. Estes deverão estar adequados aos objetivos propostos na disciplina e ao projeto pedagógico do curso.

    — Aos resultados do desempenho dos alunos nessas avaliações deverão ser atribuídas notas expressas no intervalo de 0 (zero) a 10 (dez).

    — Para a aprovação na disciplina, o aluno deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento).

    — Caso o(a) aluno(a) não atinja a nota igual ou superior a 7.0 (provas e resenhas) poderá se submeter ao Exame. O Exame não tem custo adicional e será submetido na mesma data da última prova substitutiva, em horários diferentes, com 2 (duas) horas de duração.

    — O controle de frequência será realizado por checagem automática pelo app.

    — O controle de frequência será realizado através de acesso as aulas nos dias pré-agendados para alunos na modalidade EaD.

    Para a obtenção do Certificado de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização, o aluno deverá cumprir todas as seguintes condições:

    — Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nos 12 meses;

    — Nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as avaliações;

    — Trabalho de Conclusão de Curso/Monografia aprovado.

  • Certificação

    O Certificado de Conclusão de Curso de Especialização será acompanhado por histórico escolar, em cumprimento às exigências da Resolução CNE/CES n°1, de 08 de junho de 2007, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.


Resumo:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
12 Meses –EaD
Turma 2021 – Inìcio em 29 e 30 de Janeiro de 2021 –  1 encontro numa sexta e sábado por mês das 9h às 17h.

Matrícula até dia 1 de dezembro de 2020 – valor R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).

A partir de 2 de dezembro de 2020 – matrícula R$500,00 (quinhentos reais).

Mensalidades a partir de Março de 2021 = 12x R$ 500,00 (quinhentos reais) a serem pagos até dia 05 de cada mês com desconto.

Após o vencimento valor da mensalidade R$700,00 ( setecentos reais), sem desconto.

Pagamento integral com 10% de desconto. – Informações no email: Atendimento@inpasex.com.br

CARGA HORÁRIA: 360h/aula

ENCONTROS: Mensais às sextas e sábados das 9h00 às 18h00 – totalizando 12 encontros online ao vivo – o restante das horas/aula serão oferecidas através de acessos online por parte do aluno para tutoria, leituras preparatórias e complementares.

Coordenação: Aida Brito, Danilo de Sá e Carla Zeglio

 

Bibliografia básica:

BALLAN, Michelle S.; FREYER, Molly Burke. Autism Spectrum Disorder, Adolescence, and Sexuality Education: Suggested Interventions for Mental Health Professionals. Sexuality and Disability, v. 35, n. 2, p. 261-273, 2017.

Learning and Teaching Scotland. Relationships, sexual heath and parenthood resource for Young people with Autism Spectrum Disorder. Scotland, 2018.

MEHZABIN, Prianka; STOKES, Mark A. Self-assessed sexuality in young adults with high-functioning autism. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 1, p. 614-621, 2011.

VAN BOURGONDIEN, Mary E.; REICHLE, Nancy C.; PALMER, Ann. Sexual behavior in adults with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 27, n. 2, p. 113-125, 1997.

VIEIRA, Ana Carla. Sexualidade e Transtorno do Espectro Autista: relatos de familiares. 2016

Wolfe, P.S., Condo, B., Hardaway, E.: Sociosexuality education for persons with Autism Spectrum Disorders using applied behavior analysis. Except. Child. 42(1), 50–61 (2009).